FAQ

Saúde e Desenvolvimento Social

Linha SOS Estrela

Pode contactar a Linha SOS Estrela através dos números 911 543 879 ou 915 243 647 de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00.


Marcação de Atendimento Social

Pode marcar atendimento social através da Linha SOS Estrela (911 543 879 ou 915 243 647) ou do email atendimento.social@jf-estrela.pt com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, morada completa, contacto telefónico e motivo do pedido de atendimento.

Os horários de Atendimento Social são os seguintes:

> Terça-feira: 09h30 às 12h00

> Quinta-feira: 14h30 às 16h00.


Transporte Solidário

O Transporte Solidário Gratuito destina-se a eleitores, sendo necessário uma marcação para atendimento social para averigua a elegibilidade do freguês para este serviço. As inscrições são analisadas tendo em conta as dificuldades económicas e as condições de saúde física e psicológica.

Após o atendimento social, pode solicitar o Transporte Solidário através da Linha SOS Estrela (911 543 879 ou 915 243 647).


Apoio Jurídico

A Junta de Freguesia de Estrela disponibiliza um Gabinete de Apoio Jurídico.

As consultas jurídicas (gratuitas) ocorrem quinzenalmente, à quarta-feira, com marcação e após atendimento social. Para beneficiar das consultas jurídicas deve apresentar as seguintes condições:

1. Ser eleitor ou residente na área geográfica da Estrela

2. Marcação de atendimento social para avaliação socioeconómica.

Este serviço advém do protocolo celebrado entre a JFE e o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.


Prova de Vida

Para a realização das provas de vida é obrigatório o requerente estar presente. Nas situações em que não é possível o requerente se deslocar à JFE, a equipa técnica fará a prova de vida no domicílio.

Pode agendar a Prova de Vida através da Linha SOS Estrela (911 543 879 ou 915 243 647), e tem um custo de 2,50€.


Apoio a Pessoas em Situação de Desemprego

A JFE dispõe de um atendimento específico para a área de apoio ao emprego e inserção profissional, nomeadamente no apoio à elaboração do curriculum vitae e inclusão do email dos candidatos numa mailing list de partilha de ofertas de emprego/formação que nos chegam.

Para ter acesso a este serviço, deve fazer uma marcação para Atendimento Social.


Doações de Móveis, Roupas ou Brinquedos

A JFE não recebe estes donativos, mas pode encaminhar as doações para as Instituições Particulares de Solidariedade Social da Freguesia.

No caso de vestuário e calçado, existem contentores para o efeito que se encontram em vários pontos da Estrela, devidamente identificados: Wippitex e Cáritas Diocesana. 

Caso pretenda doar a uma IPSS, deve enviar um email para o geral@jf-estrela.pt com os seguintes dados: nome completo, contacto telefónico e quantidades e artigos que pretende doar.


Voluntariado

Pode apresentar-se como voluntário através da Linha SOS Estrela (911 543 879 ou 915 243 647) ou do email geral@jf-estrela.pt com os seguintes dados: nome completo e contacto telefónico.


Sinalização de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

Pode fazer a sinalização de pessoas em situação de sem-abrigo social através da Linha SOS Estrela (911 543 879 ou 915 243 647) ou do email atendimento.social@jf-estrela.pt com a indicação da morada onde identificou esta situação.

Após uma análise técnica de cada caso, a poderá reencaminhar a situação para as entidades competentes, como a Associação Crescer, SCML e/ou NPISA.


Sinalização de Sénior em Situação de Risco

Pode sinalizar idosos em situação de risco ou vulnerabilidade através de três meios:

1. Plataforma GeoSenior: www.geosenior.pt 

2. Linha SOS Estrela: 911 543 879 ou 915 243 647

3. Email: geral@jf-estrela.pt