Apoio Comunitário

Programa Estrela Jovem

O Programa Estrela Jovem – PEJ, decorre nas instalações da Junta de Freguesia da Estrela, com o horário de funcionamento das 14h30 às 18h00.

Este programa surgiu da reformulação do antigo PASE Estrela e destina-se a alunos do 5.º, 6.º e 7.º ano de escolaridade. É possível verificar que nestes anos de escolaridade, comparativamente com os restantes, existe um menor grau de autonomia por parte das crianças/jovens, criando assim a necessidade nos encarregados de educação da existência de um local de confiança onde possam deixar os seus educandos.

No âmbito do apoio às famílias e após a avaliação da implementação do PASE Estrela no último ano letivo, a Junta de Freguesia da Estrela reestruturou o programa de acordo com as necessidades identificadas, de forma a ir ao encontro do que as famílias necessitam.

Assim sendo, o Programa Estrela Jovem tem como objetivo principal o apoio às famílias em tempo pós-letivo, através do apoio escolar, do desenvolvimento de competências pessoais e sociais e da promoção de atividades lúdicas e pedagógicas.

Através de atividades lúdicas, pretendemos que os participantes ocupem os seus tempos livres, experienciando situações que exemplifiquem as vivências do seu quotidiano e percecionem várias formas de as resolver, apoiados quer no grupo de pares, quer nos educadores do Programa. Assim, ao serem exploradas competências sociais (através de jogos de tabuleiro e torneios), artísticas (através de ateliers de expressão plástica) e desportivas (através de aulas de futebol semanais), o Programa Estrela Jovem fortalece o saber ser e o saber estar das crianças e adolescentes.

Além disso, não pretendendo substituir a função da família, a equipa de Educadores ajuda os alunos na resolução dos trabalhos de casa, esclarecimento de dúvidas e preparação para os testes. Este apoio facilita a gestão familiar e contribuí para que as famílias possam ter mais períodos de lazer.

Os participantes poderão beneficiar do Transporte Escolar da Junta de Freguesia da Estrela, que assegura a deslocação da Escola até ao PEJ e, assegura também, o regresso dos alunos à Escola e/ou a zonas de proximidade das suas casas, dentro da freguesia.

A Equipa de Educadores tem formação superior nas áreas de Psicologia e Educação Social e constitui-se como uma mais valia deste Programa. Por serem técnicos com formação especializada na área, estão aptos para intervir nos processos de transição de ciclo, sinalização e encaminhamento das situações que se apresentem como preocupantes.