A Freguesia de Estrela ganhou prémio no concurso de Eco-Freguesias XXI 2019. A entrega de prémios ocorreu no Mosteiro de Tibães, em Braga, no passado dia 6 de junho e consagrou 42 freguesias com a bandeira verde, símbolo de compromisso com a sustentabilidade.
A Junta de Freguesia de Estrela tem trabalhado ano após ano por uma freguesia mais sustentável e amiga do ambiente. Um trabalho contínuo e que depende tanto dos projetos promovidos pela Junta como pela participação dos fregueses. Foi através deste trabalho que se conseguiu alcançar o Galardão Eco-Freguesias XXI.
O uso de aplicações como o GeoEstrela promove a interação dos fregueses, uma vez que têm a oportunidade de reportar no momento os problemas com que se deparam nas ruas da freguesia. O que, para além de estimular o contacto com a Comunidade, possibilitou também uma redução nos gastos de recursos, pois é um trabalho com recursos digitais.
Para se verem resultados significativos é também necessário mudar comportamentos e, por essa razão, na Estrela abandonou-se o uso de glifosato na deservagem das ruas e a nível da rega passou a usar-se, em determinados jardins e espaços específicos, o sistema de rega automática em que, com o uso da aplicação waterbeep da EPAL, é possível otimizar e corrigir insuficiências atempadamente.
O concurso, promovido pela ABAE, procurava reconhecer as freguesias que desenvolvessem projetos e ações à escala local para promover e incutir hábitos sustentáveis.
A Junta de Freguesia de Estrela provou, assim, ser uma freguesia ecológica, que em conjunto com a Comunidade demonstrou ser possível alcançar resultados positivos para um mundo mais limpo e ecológico.