Apoio Comunitário

Rede de Atendimento Integrado

Com o objetivo de dar resposta às necessidades da população da Estrela, a Junta de Freguesia, através da UDS, disponibiliza gratuitamente uma rede integrada de atendimento: atendimento social, atendimento de emprego e atendimento de orientação ao endividamento (através de parceria com o GOEC – Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores e DECO). A rede de atendimento integrado permitiu alargar a oferta e qualidade do atendimento disponibilizado semanalmente à população da totalidade da Freguesia.

O Atendimento Integrado apresenta-se como uma nova metodologia para a inclusão social, cujo objetivo é potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de atuação e permitindo um melhor planeamento dos serviços e celeridade dos mesmos.
Desta forma, todas as entidades que prestam o atendimento estão concertadas e coordenadas conseguindo prestar um apoio mais próximo, eficiente e direto à população.

Ao lado da Junta de Freguesia da Estrela, abraçaram o desafio a SCML/UDIP Tejo (Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade) e o Centro Social e Paroquial de S. Francisco de Paula.


Atendimento e Acompanhamento Social

O Atendimento Social realiza-se semanalmente no Centro de Atendimento da lapa e no Centro Comunitário da Madragoa, mediante marcação prévia. Situações de efetiva emergência poderão ser atendidas, sem marcação prévia, em qualquer um dos dias, de acordo com a disponibilidade das técnicas que asseguram o atendimento.
Na sequência do atendimento social, são também disponibilizados o acompanhamento psicossocial a Famílias em situação de fragilidade, o apoio Psicológico a crianças e adultos e o apoio Psicopedagógico a crianças e jovens.


Atendimento de Apoio e Orientação no Endividamento

Ao abrigo da parceria estabelecida com a JF da Estrela, o GOEC realiza atendimento de Orientação ao Endividamento e presta informação em matéria de crédito e orçamento familiar aos indivíduos ou famílias encaminhadas pela UDS. O referido atendimento realiza-se nas instalações do ISEG ou do Centro Comunitário da Madragoa, de acordo com a escolha do utente.