No âmbito da Visita da Professora Dina Wilke e de 15 Técnicos de Serviço Social (no ativo e reformados) da Florida State University, College of Social Work e Florida Association of Social Work, a Programas Europeus de Intervenção Local, a Junta de Freguesia da Estrela colaborou com a Universidade Católica de Lisboa e recebeu os Técnicos dos EUA nas suas instalações.
Na visita às instalações da Junta da Estrela o grupo norte-americano contou com a presença de Luís Newton e ficou a conhecer os principais projetos sociais da Junta, bem como o seu modus operandi na articulação com a população sénior, com ênfase ao projeto VisitARTE.
O grupo também assistiu a uma apresentação de dois parceiros nossos, a 30ª Esquadra da PSP e a Santa Casa da Misericórdia (SCML), bem como a uma pequena demonstração daquilo que é, por norma, um momento do VisitARTE em casa dos nossos seniores (pelo grupo que participa nessas visitas).
Posteriormente, a Estrela participou no Seminário de Intervenção Local e Inovação Social, que se realizou na Universidade Católica de Lisboa para uma plateia de mais de 100 participantes, apresentando o Projeto VisitARTE – Envelhecimento, Inclusão Social através da Arte – como projeto de intervenção social local com idosos em articulação com as várias respostas de ação social da Junta da Estrela.
O Sr. Presidente salientou a importância da proximidade com a população local, sobretudo, neste caso, com uma população sénior que precisa da nossa atenção e que não deve, de modo algum, ser descurada.
O VisitARTE prima, nas suas intervenções ao domicílio, pela utilização das várias manifestações artísticas, teatro, poesia, artes plásticas, em prol do bem-estar das pessoas que acompanha e do estímulo da sua criatividade.
O que é o VisitARTE?
É um projeto multidisciplinar que leva cultura, arte e outros serviços da Junta de Freguesia da Estrela a idosos que se encontrem, de algum modo, isolados.
Enquanto resposta promotora da Inclusão Social através da Arte tem como objetivo geral combater o isolamento e aumentar a qualidade de vida desta população mais fragilizada.
A sua intervenção surge através de um acompanhamento de proximidade, personalizado e adaptado às necessidades e interesses de cada idoso, sendo desenvolvido no âmbito de ação do Gabinete de Desenvolvimento Social, em articulação com instituições locais que intervêm com idosos, nomeadamente grupos artísticos, culturais e recreativos que permitem diversificar as atividades.
A intervenção recorre a diferentes linguagens artísticas que se concretizam através de visitas no domicílio, e simultaneamente através da dinamização de atividades em contexto comunitário.