O número crescente de crianças com alergias e intolerâncias alimentares exige às escolas respostas específicas para alguns alunos de modo a prevenir reações alérgicas ou resultantes de uma intolerância.
Por um lado, obriga à confeção de ementas alternativas atendendo a cada restrição alimentar e a procedimentos de segurança alimentar por forma a evitar contaminações cruzadas.
Por outro lado, exige uma sensibilização de toda a comunidade escolar e, sobretudo, fomentar a tolerância pela diferença entre pares.
Assim, a convite do Projeto Refeições Escolares Saudáveis – Fomecas, e em contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a equipa da Associação Portuguesa de Celíacos esteve presente na escola N.º 72 para uma sessão de sensibilização e esclarecimento sobre a doença celíaca.
Com a dinamização de uma psicóloga e de uma nutricionista, a sessão teve início com um enquadramento teórico, a narração de uma história e debate entre as crianças, os encarregados de educação de alunas celíacas da escola, educadores e equipa de cozinha.
Para delícia das crianças, seguiu-se um workshop de confeção de cupcakes sem glúten, pondo em prática as aprendizagens efetuadas, e posterior degustação.
Para finalizar, chegou o momento de avaliar, de forma lúdica, as aprendizagens efetuadas, através de um jogo didático relativo à temática.
Para além de uma tarde bem passada, foi ainda uma oportunidade para divulgar o mês do celíaco que se comemora no decorrer de maio.