A propósito do À Descoberta de Lisboa – Teatros fomos conhecer o Teatro Politeama.
A iniciativa permite a exploração, descoberta e animação em passeios com a mais agradável companhia e mostra-lhe a sua cidade com outros olhos…
Quem não conhece o Teatro Politeama?
A nossa visita foi muito especial e muito completa. Fomos conhecer os camarins, que ficam por cima e por baixo do palco, o guarda-roupa e ainda um sótão onde, por vezes, os artistas se preparam.
O nosso guia foi fantástico e conquistou o grupo com muitas histórias sobre o teatro (muitas delas o público comum nem conhece).
Os seniores ficaram encantados e gostaram muito de conhecer os espaços onde as artistas Marina Mota e Anabela costumam preparar-se para os espetáculos.
Visitámos de perto os mecanismos do palco e a riqueza colorida do guarda-roupa, com alguns esboços de vestidos para o espetáculo “A Severa”.
Esta visita foi um verdadeiro sucesso, cheio de surpresas, segredos e muitas histórias para partilhar com os amigos!
O Teatro Politeama:
É um teatro localizado em plena Baixa de Lisboa, na rua das Portas de Santo Antão.
Dirigido pelo encenador Filipe La Féria, passaram por este palco alguns dos maiores atores da cena portuguesa do séc. XX.
A sua construção deve-se à iniciativa de Luís António Pereira, que queria dar a Lisboa uma nova sala de música e teatro, tendo sido inaugurado a 6 de dezembro de 1913, contando na mesma com a presença do Presidente da República de então, Manuel de Arriaga, e do Presidente do Ministério Afonso Costa.
Durante vários anos, o Politeama foi cinema, tendo estrado filmes históricos como “Casablanca”.
Nos anos 50, Igrejas Caeiro realizou neste palco o programa radiofónico “Comboio das Seis e Meia”, em que ficaram célebres as figuras de Zéquinha e Lélé, interpretadas por Vasco Santana e Irene Velez.
Também Amália Rodrigues pisou o Politeama, tendo aqui estreado vários sucessos, como “Foi Deus”!
Nos tempos mais recentes, em 1991, Filipe La Féria remodelou o Teatro, estreando no ano de 1992 neste palco o musical “Maldita Cocaína”.
O grande sucesso “Amália” esteve em cena seis anos consecutivos com uma carreira internacional: 1100 representações, ultrapassando os três milhões de espectadores.<<
“My Fair Lady” foi outro grande sucesso, com 570 representações, considerado pela crítica internacional como a “melhor versão do célebre musical”.
Atualmente apresenta ainda programação dedicada ao público infanto-juvenil.
Em 2012, o Teatro Politeama celebrou 100 anos, comemorando esta data com “A Grande Revista à Portuguesa”, um enorme êxito de La Féria.
Com quase 107 anos, continua a ser uma das salas de espetáculo com mais público de Lisboa!
*