A obesidade é um problema cada vez mais presente nas camadas mais jovens e é, por isso, urgente consciencializa-las de como combater esse problema.
O Dia Mundial da Obesidade celebra-se a 11 de outubro e através dessa celebração fomos até junto dos mais pequenos para lhes explicar as causas e o impacto físico, psicológico e social desta doença crónica que é já uma das principais causas de morte.
Apesar das graves consequências para a saúde, é uma doença que pode ser prevenida. Foi no âmbito da saúde-prevenção que o Projeto Refeições Escolares Saudáveis proporcionou aos alunos do 1º ano da Escola Nº72 a apresentação do conto de José Fanha "O Dia em que a Barriga Rebentou".
Sob a encenação dos atores Nádia Nogueira e Bruno Rossi, do Gabinete da Cultura da Junta de Freguesia da Estrela, o conto ganhou vida permitindo de uma forma lúdica passar a mensagem. A obesidade não está só, pode esconder outras doenças, deve por isso ser evitada com a adoção de práticas alimentares saudáveis e exercício físico diário.
Após a encenação que a todos encantou, houve um momento para partilha de conhecimento, esclarecimento de dúvidas e reflexão. Com entusiasmo, as crianças manifestaram a sua interpretação do conto com a produção de um desenho sobre para oferta aos pais, possibilitando assim que sejam elas próprias o veículo transmissor, junto das famílias, dos conteúdos aprendidos em matéria de alimentação saudável.
Cabe a cada um de nós trabalhar para combater esta doença, basta aliar uma alimentação saudável à prática regular de exercício físico.