Hoje, 29 de setembro, assinala-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre perdas e Desperdício Alimentar. Como tal, o Projeto Refeições Escolares Saudáveis – Fomecas - assinala este dia, sensibilizando para o impacto negativo a nível social, económico e ambiental que o desperdício alimentar configura. Para além do desperdício de recursos escassos, o desperdício alimentar provoca o agravamento das alterações climáticas e ignora as prementes repostas aos graves problemas de subnutrição.
Na Cozinha do Fomecas, procura-se reduzir o desperdício alimentar, nomeadamente:
> confecionam-se caldos (de legumes, carne e de peixe) para aproveitamento integral dos componentes dos alimentos,
> dá-se primazia ao consumo de produtos, nomeadamente frutas e hortícolas, em risco de desperdício,
> na oferta de lanches, a confeção de sumos de fruta e de hortícolas, assim como de batidos, é orientada tendo em vista o combate ao desperdício alimentar.
Nos refeitórios escolares:
> os educadores de apoio aos refeitórios sensibilizam para a toma completa da refeição,
> desenvolvem-se ações de sensibilização junto da população escolar com vista à prevenção do desperdício escolar, nomeadamente o projeto “Eu Sou Desperdício Zero”. Com o objetivo de promover mudanças comportamentais, assim como fomentar a responsabilidade individual nesta matéria, as crianças são desafiadas a não apresentarem qualquer desperdício no final da toma da refeição de almoço. Aqueles que não cumprem o objetivo pesarão o seu desperdício numa balança colocada no refeitório e incentivados para um melhor desempenho em sessões futuras.
Simbolicamente realizou-se hoje a primeira destas ações “Eu Sou Desperdício Zero”.